COMO ASSUMIR SUAS EMOÇÕES
 

5 MANEIRAS DE REESCREVER SUA HISTÓRIA E LIBERTAR-SE DO PASSADO

 

Todo mundo quer melhorar sua qualidade de vida. Todo mundo quer ser mais realizado. Mas quase todos nós às vezes ficamos presos em nossas crenças limitantes e padrões emocionais. Criamos hábitos de nos sentirmos frustrados, preocupados, tristes ou oprimidos. Essa incapacidade de controlar suas emoções o impede de fazer aquilo de que realmente é capaz – mesmo que isso seja apenas ser feliz.

 

Embora você não possa controlar os eventos que acontecem em sua vida, você pode aprender como manter o controle de suas emoções. As pessoas sempre passarão por momentos estressantes. É a forma como reagimos a eles que determina se construímos a vida que desejamos ou se permitimos que obstáculos nos impeçam de alcançar nossos sonhos.

 

1. MUDE SUA PERSPECTIVA
É fácil controlar suas emoções até que algo ruim aconteça. Pode ser perder o emprego, perder a saúde ou até mesmo perder um ente querido. Acontece algo que está fora do nosso controle e nos derruba. Leonardo Estrela nos conta: “Estresse. Raiva. Tristeza. Esses sentimentos não vêm dos fatos. Eles vêm do significado que damos aos fatos.”

 

É claro que as coisas terríveis que acontecem são reais. Mas a questão é: como você permitirá que isso molde sua vida? Você vai deixar que isso o destrua ou vai usá-lo para capacitar e iluminar a maneira como você vive a vida? Você vai passar a vida sentindo-se constantemente estressado e com raiva ou vai aprender como não permitir que as emoções controlem sua vida?

 

É tudo uma questão de significado que você dá às suas experiências. Leonardo também nos faz esta pergunta poderosa: “E se tudo na sua vida, incluindo os eventos mais dolorosos e traumáticos, estivesse acontecendo para você, e não para você?” Quando você cria um novo significado, pode obter uma nova perspectiva e, em última análise, uma nova vida.

 

2. REESCREVA SUA HISTÓRIA
Decidimos inconscientemente o que significam os acontecimentos e experiências da nossa vida; fazemos isso o tempo todo, mas podemos não estar cientes disso. Essas crenças criam o nosso mundo, afetando nossos relacionamentos íntimos, amizades, aspirações profissionais e muito mais. No entanto, estas crenças baseiam-se frequentemente em emoções e não em factos. Ao assumir o controle de suas emoções, você pode mudar os “fatos” que compõem sua história.

 

Vejamos uma recessão na economia, por exemplo. Uma pessoa poderia interpretar isso como: “Vou ficar sem dinheiro”. Outra pessoa pode dizer: “Isso significa que vou trabalhar mais e ser mais criativo ao economizar”.

 

Qual você acha que será o resultado desse padrão de pensamento para cada um desses indivíduos? Bem diferente, certo? É evidente por que cada um terá abordagens de vida muito diferentes e por que cada um experimentará emoções muito diferentes? Tudo isso vem do significado que cada pessoa atribuiu ao evento.

 

Agora, vamos passar para algo um pouco mais pessoal. Considere uma mulher que foi adotada quando era bebê. Um caminho que ela poderia seguir é desvalorizar-se, acreditar que, por ter sido adotada, não era boa o suficiente para ser amada. Ela também poderia adotar a abordagem oposta e considerar o fato de que alguém a escolheu e escolheu amá-la. Qual é o significado de suas decisões sobre qual história escolher? Como isso afetará suas decisões em sua vida diária? Como isso afetará suas decisões maiores?

 

A primeira história cria uma sensação de perda, enquanto a última celebra a sua vida e o seu valor. Quando você aprende a controlar suas emoções e a reescrever sua história, isso impacta toda a sua vida – porque as decisões que nos controlam são as decisões sobre o significado, e significado é igual a emoção.

 

3. EXPECTATIVAS COMERCIAIS DE APRECIAÇÃO
Se escolher a história enfraquecedora parece familiar, você não está sozinho. Todos nós contamos a nós mesmos histórias que nos deixam infelizes quando poderíamos estar sentindo alegria. Nós nos sentimos tristes, preocupados, ansiosos, envergonhados, culpados, com medo e enfurecidos de forma consistente. Por que? Porque estamos programados dessa forma. Seu cérebro não sabe naturalmente como não permitir que as emoções controlem sua vida – mas você pode ensiná-lo.

 

A mente humana está sempre procurando o que você pode perder, o que você poderia ter menos ou o que nunca poderia ter. Pode parecer contra-intuitivo, mas é uma questão de sobrevivência e de proteção. Você está biologicamente programado para se preparar para o pior o tempo todo. É por isso que cabe a você assumir o controle consciente sobre as histórias que conta a si mesmo e as emoções resultantes que experimenta.

 

Para assumir o controle de suas emoções, troque suas expectativas por apreciação. Se você fizer isso, toda a sua vida mudará naquele momento. E se você continuar fazendo isso, sua vida mudará para sempre.

 

Voltemos à mulher que foi adotada. Ela esperava que sua mãe e seu pai biológicos a mantivessem. E essa expectativa poderia ter contaminado toda a sua vida. Mas se ela mudasse as suas expectativas para a apreciação de que alguém a escolheu conscientemente e a amou, sem a obrigação ou o imperativo biológico de o fazer, toda a sua vida mudaria. Este é o poder de negociar expectativas por valorização.

 

4. DESENVOLVER AUTOCONSCIÊNCIA


Você não pode aprender como manter o controle de suas emoções se não souber quais são essas emoções. A capacidade de reconhecer, identificar e avaliar seus pensamentos, emoções e ações é chamada de autoconsciência. Algumas pessoas passam a vida sem nenhuma autoconsciência. Algumas pessoas são dolorosamente autoconscientes. E muitos de nós não somos tão autoconscientes quanto gostaríamos de acreditar.

 

Pense no exemplo da mulher adotada. Ela pode passar a vida jogando roleta de relacionamento, perguntando-se por que ninguém parece amá-la. Com autoconsciência, ela conectaria suas experiências nos relacionamentos ao medo da rejeição. Ela perceberia que primeiro deve amar a si mesma antes de poder criar um relacionamento saudável. Toda a sua capacidade de mudar sua perspectiva e reescrever sua história depende de sua capacidade de reconhecer suas emoções e conectá-las com seu passado. Isso é autoconsciência.

 

Se você não é capaz de controlar suas emoções, use estratégias como autorreflexão, registro em diário, meditação e busca de novas perspectivas para desenvolver a consciência de suas emoções. A partir daí, você pode trabalhar na construção da inteligência emocional ou na capacidade de avaliar as emoções dos outros, bem como expressar as suas próprias de forma construtiva.

 

5. ASSUMA A RESPONSABILIDADE
Em última análise, você deve decidir assumir o controle de suas emoções. Decida que você não será mais governado pelo medo e pela raiva. Decida no que você vai se concentrar. Que história você vai deixar guiar sua vida? Você pode escolher qual significado atribuir. Comprometa-se com esse significado. Este é o único poder que você tem agora, neste momento, que pode mudar tudo.

A única coisa que impede você de conseguir o que deseja é você mesmo. A única coisa que impede você de ter a alegria que merece é a história enfraquecedora que você continua contando a si mesmo. E se você decidisse agora mesmo oferecer a si mesmo um novo núcleo de crença? E se tudo na sua vida, incluindo os eventos mais dolorosos e traumáticos, estivesse acontecendo para você, e não para você? E se tudo fosse pensado para que você realmente tivesse uma vida melhor e tivesse mais para dar e mais para desfrutar?

 

Como diz Leonardo: “A verdadeira liberdade surge quando você toma a decisão de parar de permitir que eventos externos moldem sua experiência emocional”. Você só encontrará essa liberdade aprendendo como manter o controle de suas emoções e encontrando o significado fortalecedor em tudo e qualquer coisa que surgir em seu caminho.