Pense no seu maior objetivo.
– Por que você ainda não conseguiu?
Se você é como a maioria das pessoas, a resposta é básica: MEDO. O medo é o fator limitante que o impede de trabalhar em direção ao que deseja. O medo nos distrai e leva a desculpas – mas isso pode acabar agora, não precisa continuar assim. Aprender a lidar com o medo é uma das atividades mais libertadoras que você pode aprender.
Vivemos com medo constantemente. Na verdade passamos a vida inteira com o medo. Ele vai de um sentimento pequeno nos alertando sobre alguma coisa até a mudança de fisiologia te preparando para lutar ou fugir. Os níveis do medo pode variar de acordo com cada situação, se pensar bem a maioria das vezes o medo é seu amigo, pois ele que te avisa para não chegar perto da beira do penhasco pois é perigoso. Porém o mesmo medo pode te entrar em um estado que só de pensar em um penhasco você fica mobilizado e estático. O que aconteceu sendo que o penhasco é o mesmo. Isso vai acontecer devido a representação que você tem do penhasco, ele é interpretado por seus filtros e ali é avaliado (segundo o que ele significa para você) se é algo com perigo ou extramente perigoso. É fácil fingir que o medo não está influenciando você e inventar desculpas sobre por que você não alcançou o que é capaz. Em vez de se virar e se esconder dele, trate o medo como uma deixa para agir, não uma desculpa. Olhe para sua vida. Se você deixar o medo afastá-lo de alcançar o que você deseja, então você efetivamente cedeu.
O medo da incerteza, o medo do fracasso e outros medos comuns derivam de uma área: suas representações e suas crenças. Porem essas representações e crenças podem ser seus inimigos ou amigos, depende de como você usa. Vou ensinar dez passos irão ensiná-lo a vencer o medo e aproximá-lo da vida que você deseja e merece.
A CIÊNCIA POR TRÁS DA SUPERAÇÃO DO MEDO
Aprender a superar o medo e a ansiedade pode ser uma perspectiva intimidadora se você não entender os mecanismos por trás deles. Antes de se repreender por sentir medo, reconheça que o medo é uma resposta evolutiva normal. Pode parecer que não, mas o medo é que nos manteve vivo durante esse milhões de anos de existência. O medo foi o responsável pela autppreservação do homem pré histórico e está em nosso DNA, esta na base de nossa cadeia de emoções mais primal. O medo como ele é visto, de ser essa emoção negativa, tem seu lado positivo. Embora possa não parecer no momento, seu corpo e cérebro estão se comunicando com você. Eles estão te mostrando que essa emoção é positiva e quer seu bem estar. Quando você aprende a ler os sinais, vencer o medo vem naturalmente.
Minha missão é ajudar as pessoas a aprender como superar o medo e começar a criar vidas que amam. Em minha experiência durante as várias pessoas e empresas no qual eu treinei pude perceber que o medo vai além dos sinais físicos que muitas vezes sentimos em uma situação assustadora. Elas podem ser motivo de grandes líderes não exercerem sua liderança, de grandes pessoas não receber o que merecem. Existem vários tipos de medo que são muito mais insidiosos. Vou mostrar alguns tipo e como superar o medo e alcançar seus objetivos.
A palavra medo em inglês significa FEAR, existe um acrostimo para essa palavra, F – FALSE, E – EVIDENDCE, A – APPEARS, R – REAL, ou seja FALSE EVIDENCE APPEARS REAL (EVIDÊNCIA FALSA PARECE REAL) todos nós temos medo é o medo parece ser real para cada um de nós. O medo é porque procuramos as respostas e não temos a resposta, procuramos a habilidade em nós e não encontramos essa habilidade. E isso que nos cria o medo. Para você entender, a primeira coisa que você precisa entender que existe apenas dois tipos reais de medo em nossa mente, o primeiro é o medo mais frequente que é O MEDO DE NÃO SER O SUFICIENTE. Não ser rico o suficiente, não ser novo o suficiente, não ser inteligente o suficiente, não ser sexy o suficiente, não ser atraente o suficiente, não ser engraçado suficiente, é um péssimo sentimento esse não é. Especialmente se você não é o suficiente para quem você ama. Pois esse é o segundo medo real que nos temos em nossa mente, se não formos o suficiente, não seremos amados. Todo mundo quer se adaptar ou adequar a esse mundo que vivemos, e não ser amado por nenhuma pessoa de nenhuma forma é um dos maiores medos que nós temos.
Além do medo que existe em nossa mente, existe o medo real do mundo, o medo físico. Quando a maioria de nós pensa em medo, pensamos em ameaças físicas, desencadeadas por um evento externo conhecido – um barulho alto, olhar por cima da borda de um lugar alto ou ficar na frente de uma multidão. O medo físico pode até assumir a forma de fobias – até 30% dos adultos experimentam uma fobia em algum momento. Fobias são um medo extremo de uma situação, objeto ou animal muito específico. Aranhas, alturas, falar em público e espaços fechados são algumas medos bem conhecidas que passaram a ser representados por nós ao extremo. Durante uma resposta física ao medo, você sentirá seu coração bater mais rápido e sua respiração acelerar. Você pode sentir um buraco no estômago, sentir tonturas, suar ou ficar com a boca seca. Seus músculos podem se sentir mais tensos ou fracos. Estes são todos os resultados da resposta de “luta ou fuga” do seu corpo. Sem a resposta do medo, você se abriria para o perigo. No entanto, no mundo moderno, o medo pode assumir muitas outras formas – e algumas delas não são tão óbvias. O medo pode ter a forma de algo que não existe no agora, mas pode fazer que você se paralise como um dos medos reais.
ANSIEDADE é um dos medos que temos em nossa mente. Pense na ansiedade como um medo a longo prazo. É tipicamente focado no futuro e não no presente. Os transtornos de ansiedade estão aumentando no mundo: mais de 30% da população é afetada a cada ano (esses dados eram antes da pandemia). Ansiedade e estresse podem ter consequências duradouras: quando você vive em estado de estresse, seu corpo libera uma substância química chamada cortisol. O excesso de cortisol pode causar problemas para dormir e focar, ganho de peso e até afetar sua resposta imunológica.
Para muitos de nós, riscos como dar o salto para uma nova carreira, deixar-se vulnerável em um relacionamento ou até mesmo investir nosso dinheiro suado podem causar ansiedade generalizada, onde você tem dificuldade em adormecer, não consegue se concentrar e repetir o mesmo cenários em sua cabeça repetidamente.
– Mas qual é a causa raiz desses pensamentos?
O medo no futuro não está apenas na ansiedade, pesquisadores já descobriram que existem vários tipos de medo que podem estar profundamente arraigados na psique, sem nenhum relação fisica ou real.
MEDO DA INCERTEZA sem sombra de duvida é outro medo do futuro. Em nossa essência, todos os nossos pensamentos, decisões e comportamentos são orientados pelas Seis Necessidades Humanas. Para muitos de nós, a certeza é nossa necessidade mais poderosa: queremos saber o que está por vir, apesar que nunca temos a certeza do amanhã. E embora precisemos de alguma certeza em nossas vidas, também precisamos de incerteza e variedade. O medo da incerteza nos impede de sair de nossas zonas de conforto. Ele nos diz: “Você também pode ficar aqui, onde é seguro”. E é a verdadeira razão pela qual muitas pessoas se sentem presas, incapazes de alcançar seus objetivos. Se observar podemos até estar em uma carreira ou relacionamento no qual não saimos devido a incerteza que temos. É melhor ficar com um mal CONHECIDO do que com um mal DESCONHECIDO.
MEDO DE FALHAR está muito ligado ao medo de não sermos o suficiente, por isso que parece tão real para nós. O medo do fracasso é outro medo comum que decorre da necessidade humana de certeza, bem como da necessidade de significância. Estamos programados para evitar a dor e obter prazer – e evitar o fracasso é certamente uma maneira fácil de evitar a dor ou pensamos que é uma maneira fácil. Queremos nos sentir importantes, mas o fracasso nos faz sentir pequenos e sem importância. No entanto, também estamos preparados para o crescimento e, como todas as pessoas bem-sucedidas do planeta sabem, o fracasso leva ao crescimento. Se não houvesse o fracasso não havia a tentativa. Você deve mudar sua mentalidade ao não pensar nisso como algo positivo, não negativo.
– Thomas Edson o criador da lampada ele teve 1000 tentavias ou fracassos?
Vencer o medo significa aproveitar a resposta do medo e usá-la a seu favor. Aprender a vencer o medo começa com a descoberta do seu centro. Se autoconhecer é um fatos muito importante para saber lhe dar com o medo. Vou apresentar algumas dicas confiáveis para superar o medo e para que você possa viver a vida ao máximo e como merece.
Aprender a superar o medo é muito parecido com qualquer desafio de resolução de problemas, pois você deve identificar o desafio para superá-lo.
– Do que você tem medo?
Sente-se em silêncio por alguns minutos e observe seus pensamentos, sentimentos e sensações corporais. Anote o que surgir e seja o mais específico possível. Considere adotar uma prática diária de meditação de atenção plena para obter maior clareza sobre o que o impulsiona. Ao encontrar seu centro, você se sentirá capacitado para enfrentar seus medos.
Nossas emoções existem para nos dizer coisas. Quando você sente medo, sua alma quer lhe dizer algo – então ouça. Se você se sente dominado pelo estresse ou distraído por uma ansiedade sutil, mas persistente, provavelmente é um medo subconsciente que precisa de sua atenção. Em vez de evitá-lo, superar o medo exige que você se apoie em sua ansiedade. Veja o medo como uma informação em vez de uma ameaça à sua sobrevivência. Quando você usa a ansiedade a seu favor, ela não pode arruinar sua vida. Ao superar o medo, ele se torna seu aliado – uma fonte crítica de orientação para alcançar todo o seu potencial.
Há momentos de ação e momentos de reflexão. Agir rápido demais para superar seu medo pode levar a comportamentos que fazem mais mal do que bem, como pegar uma bebida, comer comida reconfortante ou até mesmo reprimir completamente o sentimento. Da próxima vez que sentir medo, não faça nada. Sente-se com seu medo por alguns minutos. Pense nisso.
– Qual é a causa raiz?
– É medo da incerteza? Medo de falhar?
– Qual é a história que você conta a si mesmo sobre por que não consegue superar esse medo?
Um momento de reflexão pode ter um grande efeito na superação do medo de forma produtiva, deliberada e eficaz.
Muitas vezes, o processo de superar o medo é frustrado por metas pouco inspiradoras ou indescritíveis que estabelecemos para nós mesmos. Para mudar isso, pergunte a si mesmo:
– Como é a vida que você deseja e merece?
– É apenas um plano de “algum dia, talvez” ou você trabalha ativamente para isso?
– É algo que é atingível e você está disposto a se comprometer?
O primeiro passo para superar o medo é identificar se você está ou não criando uma meta convincente.
– Se você conseguir isso, você se sentirá realizado?
– Por outro lado, se você não conseguir isso, estará perdido?
Mergulhe mais fundo em seu objetivo.
– Qual é o seu resultado ideal?
– É crescimento financeiro – mais dinheiro no banco?
– Talvez você queira a independência financeira para viajar a qualquer hora, em qualquer lugar?
Considere como será sua vida se você não alcançar esse resultado e compare-o com como será sua vida se você o fizer. Uma vez que você sente que seu objetivo é essencial, o medo de não fazer um esforço eclipsa o medo do fracasso – é aí que você se inspira para agir.
O medo faz você adiar as coisas. “Eu estou muito cansado. Tenho outras coisas para fazer. É uma ideia idiota de qualquer maneira.” Essas desculpas provavelmente soam familiares, não é? Você provavelmente já disse isso em voz alta e para si mesmo. Pense nisso.
– Existe alguma verdade nessas declarações ou você está criando desculpas para evitar possíveis falhas?
É muito mais fácil e menos doloroso dar desculpas do que dedicar as longas horas e energia que serão necessárias para trabalhar em direção ao seu objetivo, mas desculpas e desistência acabarão por deixar você se sentindo insatisfeito. Se você quer descobrir como vencer o medo, precisa adotar uma abordagem diferente e proativa.
Reconheça quando você está usando desculpas e descubra como superá-las.
– Muito cansado?
Ajuste sua agenda para ter uma noite de sono melhor.
– Não há tempo suficiente?
Avalie suas prioridades e descubra onde você pode arranjar tempo. E da próxima vez que uma desculpa vier até você, tome a decisão de não ceder à vozinha dizendo “não”, porque isso não o ajudará a crescer a longo prazo.
Proximidade é poder. Isso também é conhecido como a lei da atração, ou a ideia de que, em essência, você se torna as pessoas com quem você se cerca. Coloque de outra forma: “O que quer que você mantenha em sua mente de forma consistente é exatamente o que você experimentará em sua vida”. Se você transformou seus “deveres” em “obrigações” e reconheceu todas as suas desculpas, mas ainda não tem certeza de como superar o medo e colocar seus objetivos em ação, é hora de examinar seu foco.
As pessoas que estão focadas em superar o medo e alcançar seus sonhos se cercam de outras que têm a mesma mentalidade. Essas são as pessoas que você não apenas admira, mas que o empurrarão para alcançar seus objetivos. Para superar o medo, você precisa elevar seus padrões – e permitir que outros o responsabilizem.
Quando você está com medo, você tende a ficar em um lugar.
– E se você cometer um erro?
– E se você falhar?
Você começa a acreditar que não pode progredir, que é incapaz disso – o medo o impede. Uma das dicas mais poderosas para superar o medo e a ansiedade é adotar uma mentalidade de crescimento. Não se trata de alcançar seus objetivos e ser perfeito a cada passo do caminho. Ninguém é perfeito o tempo todo, então pare de se esforçar por isso. Trata-se de se sentir confortável com o que você não conhece e continuar de qualquer maneira – essa é a base de uma mentalidade de crescimento.
Não importa quantos erros você cometa ou quão lento seja seu progresso, você ainda está muito à frente de todos que não estão tentando. Ao trabalhar para superar o medo, você perceberá que haverá muitas provações e tribulações ao longo do caminho. Assim que você aceitar que o caminho para o sucesso inclui crescimento e mudança, você estará um passo mais perto de atingir seus objetivos.
Ninguém gosta de dor. A maioria de nós não mede esforços para evitá-lo. Mas a dor é uma professora profunda. Se você aceitar que sua vida e seus esforços para alcançar seus objetivos serão dolorosos às vezes, experiências dolorosas se tornarão oportunidades de crescimento. Quando você deixa de lado a dor como uma ameaça à sua sobrevivência, ela perde seu poder e se torna outra ferramenta para superar o medo.
Todos passam por dificuldades na vida. Não importa se seus contratempos são pessoais ou profissionais – o que importa são as lições que você tira dessas experiências e como você as aplica ao seu futuro. Em vez de deixar o medo da incerteza devido às suas experiências passadas ditar suas decisões, escolha ativamente aprender com esses momentos dolorosos para estar no controle de sua própria vida.
Você fez o trabalho mental: identificar as verdadeiras razões pelas quais você está se segurando e determinar o que você deve ter na vida. Mas superar o medo exige que você pratique esses hábitos diariamente para que eles levem à ação verdadeira. Identifique seus problemas, mas dê seu poder e energia às soluções. A visualização de metas é uma dessas soluções. É usado por alguns dos atletas, atores e empresários de maior sucesso.
A visualização de metas define seu foco – e onde o foco vai, a energia flui. Pode assumir a forma de preparação, meditação ou treinamento de imagens. O importante é que você se veja tendo sucesso e mergulhe totalmente no seu objetivo. Você condicionará seu cérebro a acreditar que tudo é possível – um passo fundamental para superar o medo.
– Qual é o medo número um que as pessoas têm quando se trata de atingir seus objetivos?
Que eles vão falhar. Mas como a dor, o fracasso pode nos ensinar. Na verdade, o fracasso muitas vezes é um professor melhor do que o sucesso. Se você aceitar desde o início que o fracasso é uma parte inevitável do sucesso, você terá menos medo dele. O fracasso pode fornecer experiências valiosas de aprendizado que impactarão positivamente suas estratégias futuras.
Todo mundo falha. Empresários de sucesso. Líderes mundiais. Chefs de destaque. Artistas, cientistas e médicos. Nossa sociedade evita falar sobre fracasso e, em vez disso, celebra sucessos; isso cria a falsa impressão de que, para ser verdadeiramente bem-sucedido, você nunca deve falhar. Mas parte da superação do medo é reconhecer que todos no planeta – incluindo aqueles que você conhece e admira – encontraram falhas em seu caminho para a grandeza. Quanto mais rápido você perceber que o medo do fracasso está impedindo você de tomar a decisão de realizar seus sonhos, mais cedo você poderá aceitar a possibilidade de falhar e seguir em frente.
Como você responde ao medo é o que o diferencia do resto da multidão. Quebre suas próprias barreiras em minhas mentorias, programas de coach ou palestras, onde você aprenderá como superar o medo e explorar seu poder interior.