INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
COMO DESENVOVER A SUA!

Pense por um momento nas seguintes situações:

  • 1 – Você está gerenciando um grande grupo de diversos estilos de trabalho e ninguém parece estar se dando bem. 
  • 2 – Você é um vendedor, mas suas vendas caíram ultimamente. 
  • 3 – Você talvez encontre amizades caindo no esquecimento porque todo mundo está sempre “ocupado”, ou seus relacionamentos com a família são tensos pela falta de compreensão. 

– O que todas essas situações têm em comum?

Essas situações, assim como outras, você pode ajudar a corrigi-los aprendendo como melhorar a inteligência emocional.

– Mas o que a Inteligência Emocional pode me ajudar?

O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

Antes de qualquer coisa, precisamos entender e definir o que essa tal de Inteligência Emocional. Posso te falar que a inteligência emocional é a capacidade de envolver os sentimentos dos outros enquanto entende, gerencia expressa e tem suas representações dos seus. Segundo seu criador Daniel Goleman ele descreve a Inteligência Emocional como a capacidade de uma pessoa de gerenciar seus sentimentos, de modo que eles sejam expressos de maneira apropriada e eficaz. 

Porem a meu ver é muito mais abrangente, pois envolve empatia, ou a capacidade de sentir da mesma forma que outra pessoa está se sentindo. Mas vai, além disso, para envolver outras habilidades como resolução de conflitos e construção de relacionamento, bem como a capacidade de regular suas próprias emoções, a Inteligência Emocional passa pelo nosso sistema de representação.

Ao contrário da inteligência intelectual (QI), que se concentra na habilidade cognitiva, o desenvolvimento da inteligência emocional (QE) se concentra na habilidade relacional. Quem sabe ser emocionalmente inteligente é capaz de receber informações, processá-las e responder com empatia e compreensão, cria um poderoso sistema de representação mais real, diferente de um sistema de representação baseado em especulações. Eles são excelentes ouvintes, proativos em vez de reativos e geralmente são bons em uma crise – todas as características que os ajudam a progredir.

Uma das maneiras de entender a si e aos outros, passa pelo processo de desbloquear sua energia líder para começar a dominar a inteligência emocional.

MAS POR QUE A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É IMPORTANTE?

A inteligência emocional é um dos indicadores mais fortes de sucesso nos negócios e na vida. Ele é responsável por ajudar a ser o mestre de suas emoções e não simplesmente ser uma pessoa reativa e sem controle. Segundo a revista Forbes relata que, de acordo com um estudo com mais de 358 gerentes, os gerentes de melhor desempenho pontuaram alto em inteligência emocional – significativamente mais alto do que seu grupo de menor desempenho. Uma das características marcantes de um líder é sua capacidade de entender e praticar a Inteligência Emocional.

– Espera um minuto, como assim Leo, PRATICAR?

Isso mesmo, a Inteligência Emocional, assim como vários outros recursos que nós temos, pode e deve ser praticado para que se torne um hábito o seu uso. Quanto mais usamos de nossa Inteligência Emocional mais ela se torna forte esse comportamento dentro de nós.

Se nesse momento pensar um pouco em suas emoções e sentimentos, e os resultados de seus comportamentos sobre cada um deles, sem sombra de dúvida, vão perceber suas representações com relação a resultados destes comportamentos não esta sendo nada daquilo que você queria. Porem, sim pode mudar essas representações e conseqüentemente mudar seus comportamentos, e vai terminar mudando seus sentimentos e emoções.

As pessoas que sabiam ser emocionalmente inteligentes também demonstraram competências, incluindo liderança habilidosa, autoconfiança e a capacidade de vencer e influenciar os outros. Curiosamente, as pessoas que são vencedoras receberam pontuações altas de seus pares, mas não de seus subordinados ou liderados. Apesar de ter a aparência de inteligência emocional na companhia dos pares, o QE dos líderes não é aparente para os liderados. Mas parou para pensar “POR QUÊ?”.

– O que essa ciência nos diz?

Por mais que nos ensinem a valorizar as atividades intelectuais, é realmente sua capacidade de sentir sentimentos, nutrir relacionamentos e demonstrar um caráter forte que abre portas na vida. Como os relacionamentos conduzem todos os negócios e a vida, aprender a melhorar a inteligência emocional é o melhor para melhorar seu quociente intelectual. É tão importante como desenvolver qualquer outra capacidade. Então se não se consegue enxergar a capacidade intelectual da outra pessoa, também não estamos aptos a enxergar a capacidade emocional do outro. Temos representações negativas quanto nos remetemos ao termo CONTROLE DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, porque nos conduz ao pensamento de estarmos descontrolados e não de aprendizado. Mas podemos mudar isso, basta determinarmos uma nova representação e esse termo.

Pare por um instante, feche os olhos, e se imagine na direção de um carro, esse carro são as suas emoções. Você vai se imaginar no lugar do motorista. O carro esta acelerado e descendo uma ladeira muito acentuada, no final dessa ladeira existe um muro. Agora imagine esse carro descontrolado, com certeza, ele vai bater no muro e você vai se machucar muito. Mas há alternativa, você possui o controle sobre esse carro e como conseqüência de suas emoções. Sabe que se continuar nessa trajetória vai com certeza bater no muro. 

– O que você prefere então, continuar desgovernado, descontrolado e bater no muro ou prefere ter o controle e parar antes que chegue lá?

COMO MELHORAR A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Vou passar uma forma de mudar a sua vida e com certeza vai mudar. E agora você deve estar se perguntando:

– Existe um truque para melhorar a inteligência emocional?

Não, eu sinto muito, mas assim como tudo em nossa vida, não existe nenhum truque, mágica, atalho ou receita de bola para melhor qualquer coisa. Eu posso te ensinar a você, aprender a construir inteligência emocional é uma questão de mentalidade. Você deve transformar sua perspectiva para controlar suas emoções, pensamentos, ações e suas representações. Vou te passar esses 8 passos como um script, ou seja, um modelo de como construir sua Inteligência Emocional. Assim como um script, roteiro ou manual ele serve como uma referencia, e deve ser adaptada a sua realidade e ao seu mundo. Apresento essas 8 chaves como parte de um processo que apenas com a prática te leva a conquistar o que você deseja.

PRIMEIRO PASSO – IDENTIFICAR O QUE ESTÁ SENTINDO

A primeira chave para ser emocionalmente inteligente é reconhecer suas próprias emoções. Vá fundo e pergunte a si mesmo o que você está realmente sentindo. 

– O que estou sentindo com relação a mim mesmo?

– Quais são os meus sentimentos com relação as minhas capacidades?

– Quais são os meus sentimentos com relação a minhas emoções?

– Eu sou uma pessoa emocional ou racional?

Lembre-se que essas perguntas são todas respostas internas, são suas representações que tem com relação a si e aos seus sentimentos. Praticar a atenção plena é uma maneira comprovada de obter perspectiva sobre seus sentimentos, para que você seja capaz de gerenciar emoções negativas e aproveitar as positivas. As nossas emoções pode ser um guia que com certeza vai te conduzir onde você deseja chegar e o que quer para sua vida. Saber ouvir a esses sentimentos vai te ajudar melhor a compreender a si. À medida que você desenvolve uma consciência de seus sentimentos, é capaz de prestar mais atenção em como está falando consigo mesmo e com os outros. Se não estiver conseguindo responder a nenhuma das perguntas acima, então faça agora essas perguntas:

– Como eu me sinto ao responder ou não responder as perguntas acima?

– O que esses sentimentos significam para mim?

– Eu tenho a capacidade para mudar meus sentimentos?

– Se não acho que tenho essa capacidade, onde eu posso conseguir?

Quando você está atento às palavras que usa, desenvolve empatia pelos outros, o que fortalece seus relacionamentos e ajuda a construir novos. À medida que sua nitidez emocional aumenta você se torna mais resiliente aos desafios. Essa é uma diferença que transforma qualquer pessoa. Em vez de se sentir vencido pela adversidade, você pode aprender com ela e se recuperar. Você pode determinar o que quer para sua vida sendo guiado por suas emoções e obtendo grandes representações com relação a você.

SEGUNDO PASSO – RECONHEÇA E VALORIZE SUAS EMOÇÕES.

Uma vez que você detectou suas emoções, deve se perguntar:

– E agora o que fazer com essas emoções?

Melhorar a inteligência emocional não significa negar seus sentimentos. Suas emoções nunca estão erradas. Mas elas não podem estar totalmente no controle de sua vida. Eles estão lá para apoiá-lo, então seja honesto sobre como você se sente. Seja verdadeiro com relação a si. Ninguém melhor que você sabe o que esta acontecendo com você. Então se pensa que esta se enganando ao negar e desvalorizar todas essas emoções que descobriu, está enganado. Quando você aprende a validar seus próprios sentimentos, é mais capaz de validar as emoções dos outros, o que é um componente-chave da prática da empatia e da auto-empatia (amor próprio). Essa chave vai te ajudar a ver o que precisa ser melhorado e valorizar o que você já possui de bom. 

Abordar seus sentimentos com uma atitude de curiosidade permite interromper sua trajetória emocional atual para resolver o que está incomodando. Lembra do exemplo do carro, descendo a ladeira em alta velocidade, pois agora você pode descobrir recursos que te ajudam a descer com segurança qualquer ladeira de sua vida. Agora você terá ótimas representações com relação a si e aos outros. Quando você está aberto aos seus sentimentos, você é mais capaz de entender seu próprio pensamento e raciocínio (e dos outros). Essa é a diferença que separa os líderes dos liderados. Essa é uma capacidade que está disponível para você e sempre esteve.

TERCEIRO PASSO – DESENVOLVA UMA PROFUNDA AUTOCONFIANÇA.

Nesse momento você já deve ter percebido que você é a chave para qualquer mudança na sua vida. Você apenas é capaz de transformar sua vida comum ou medíocre em uma vida plena e rica. A capacidade de mudar e prosperar ela sempre começa dentro de nós, e controlada e determinada por nós e se encerra dentro de nós. Quando você realmente acredita que não importa o que aconteça, você pode superá-lo, você descobrirá uma confiança inabalável – que é a chave para aprender a melhorar a inteligência emocional. E como conseqüência terá uma vida melhor. Para desenvolver confiança em qualquer situação, pense em outra ocasião em que você lidou com sucesso com um sentimento semelhante. Lembre-se que se não tem esses recursos, onde eu posso encontrá-lo. Se você já fez isso uma vez, você pode fazer de novo, e de novo, e de novo, infinitas vezes. Ao pensar em sucessos anteriores, você é capaz de navegar em terrenos incertos com certeza. O que te impede de conseguir o que você deseja e merece a resposta sempre vai ser VOCÊ.

Para se preparar para enfrentar seus sentimentos no futuro, ensaie como você gostaria de lidar com emoções difíceis. Devemos lembrar que somos resultados de nossas representações. Que podemos usar em nosso benefício ou em nosso prejuízo. Agora, use seus sucessos anteriores como um recurso para melhorar a inteligência emocional. Crie uma representação pessoal forte de si. Tire um bom tempo para se preparar, pois ao estar preparado, você consolida seus sentimentos de autoeficácia e autoconfiança para lidar com desafios futuros.

QUARTO-PASSO – ABRACE SUA AUTOCONSCIÊNCIA.

Resultados positivos com relação a si devem ser reconhecidos e valorizados. Aprender a reconhecer cada um é uma grande chave para buscar um conhecimento sobre si. Então ao reconhecer todos esses sentimentos e emoções começa a ter uma consciência maior sobre si mesmo. Ou seja, aprender a melhorar a inteligência emocional é conhecer a si mesmo. Quanto mais se conhece maior é sua inteligência emocional. Posso definir assim:

INTELIGENCIA EMOCIONAL = 
AUTOCONSCIÊNCIA = 
MAIOR INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
OU
AUTOCONSCIÊNCIA = 
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL = 
MAIOR AUTOCONSCIÊNCIA

Como pode perceber uma coisa leva com certeza a outra. Agora, abraçar seus sentimentos é o ponto de partida para um processo de autodescoberta ao longo da vida. O domínio emocional envolve uma autoconsciência em que você não apenas reconhece suas emoções, mas também percebe como elas afetam seus comportamentos. E como elas afetam a sua vida. À medida que você se torna mais autoconsciente, você se aceita mais e se torna mais empático com você e aos outros.

À medida que você usa a autoconsciência para descobrir como construir a inteligência emocional, você se torna seu próprio gerente interior. Suas capacidades de descobrir o que existe de melhor dentro de você não tem fim. Em vez de reagir a situações sem entender o porquê, você pode fazer um balanço do que o está impulsionando. 

– Qual é a sua força?

Em vez de ser impulsivo, descontrolado, desgovernado você consegue desacelerar suas reações e fazer escolhas estratégicas. 

– Que sentimentos estão tirando o melhor de você e como você pode escolher uma resposta mais saudável?

QUINTO PASSO – APRENDER TÉCNICAS INTELIGÊNCA EMOCIONAL

No livro Inteligência Emocional de Daniel Goleman, no Brasil pela Editora Objetiva, lançado em 1995, isso mesmo há quase 20 anos, ele relata o valor da inteligência emocional na navegação da vida e dos relacionamentos. Daniel mostra a importância e como fazer para criar a Inteligência Emocional. Isso mesmo que você entendeu o que precisa fazer para criar. Para realmente entender como melhorar a inteligência emocional, os especialistas recomendam tomar as rédeas de seus próprios sentimentos. Sintetizando as 384 paginas de seu livro, eu posso afirmar que para melhorar a inteligência emocional significa manter a calma sob estresse em vez de ser reativo. 

– Mas como fazer para ficar relaxado em uma crise?

Lembre-se da natureza do seu estado de pico, me refiro a estado àquela emoção que se encontra na maior parte quanto teve aquele comportamento. Vou dar um exemplo para ficar mais claro. Você está em casa simplesmente sentado e calmo no seu sofá, fazendo o que mais gosta, pode ser lendo um livro, assistindo a TV, ouvindo um musica ou até mesmo sentando de alguém que goste muito. E naquela hora em que você menos espera, acontece algo muito ruim, vamos supor uma janela quebrada por uma pedra, uma bomba de um torcedor mais fanático comemorando o seu time, ou até mesmo um acidente como o sofá que se encontrava quebrasse. Só de pensar nessa situação, vai aparecer uma emoção para representar todos esses sentimentos que esta passando nesse momento. Seja qual for essa emoção, o que precisar ser feito para conseguir o equilíbrio. Ou seja, para manter a calma, fique atento ao seu corpo no momento presente. Sua reação a uma emoção é quase imediata, porém toda reação pode ser substituída para uma direção. 

Ficar ciente de sua conexão mente-corpo ajuda você a superar o estresse e permanecer conectado a si mesmo. Se, depois de lidar com o estresse, você ainda precisar liberar emoções difíceis, como raiva, medo ou tristeza, permita-se fazer uma pausa. Reflita ainda sobre o que está presente nestas emoções, lembre-se dos passos da inteligência emocional. À medida que desenvolve a habilidade emocional, você se tornará mais capaz de gerenciar a si mesmo. Ao perceber que aquela emoção esta ainda muito presente, pode-se permite fazer algo que traga o controle. Respire fundo e concentre-se no que esta sentindo e como você e capaz de determinar o que você quer. Você sempre esta no controle de sua vida e não sua vida que te controla.

SEXTO PASSO – SINTONIZE-SE COM OS OUTROS.

O resultado de controle emocional pode lhe trazer uma qualidade de vida sem igual. Estar emocionalmente ligado ao que sente e poder determinar onde essa emoção esta e como esse sentimento te afeta pode te conduzir a uma vida plena. Pense agora por um segundo no que estou para te falar. Se essa inteligência emocional é de grande ajuda para mim, imagine como ela funciona em relação a mim e outras pessoas. Isso mesmo, a inteligência emocional te ajuda a ter uma melhor sintonia com outras pessoas. Lembre que estamos falando aqui de sentimentos e emoções, e como elas nos afeta, e conseqüentemente aos outros. Melhorar a inteligência emocional transforma seus relacionamentos. Estou falando que qualquer tipo de relacionamento, desde os pessoais, familiares e profissionais. Estar em sintonia com seus próprios sentimentos o torna mais consciente das suas emoções e lógico de emoções das outras pessoas, o que aumenta sua capacidade de relacionamentos saudáveis. Lembra do carro que estava descendo a ladeira, agora naquela situação, coloque uma pessoa no banco do carona, junto com você. Ela simplesmente pode esta agora de olhos bem abertos apenas presenciando o que vai acontecer. 

– Se puder imaginar aquela situação com uma pessoa junto com você. O que me pode falar sobre como está essa pessoa. Deixe seus comentários.

Quando se domina os sentimentos e emoções que conduz a sua vida, você é capaz de entender as preocupações dos outros, captar sinais emocionais e interagir confortavelmente com os outros. Quando você é capaz de cuidar de suas próprias necessidades emocionais, fica mais disponível emocionalmente – como parceiro, amigo, colega de trabalho e membro da família.

Podemos ainda melhorar essa relação entre você e o mundo. Para realmente sintonizar com os sentimentos dos outros, pratique a escuta profunda. Estamos mais propensos a nos escutar somente, seja através de um dialogo interno ou até mesmo uma mente mais ativa. A maioria das pessoas trata ouvir como esperar para responder. 

Enquanto a outra pessoa está falando, ela está formulando seu próprio argumento ou relacionando a conversa a si mesma. Isso não é realmente ouvir eu acho isso de escutar. Ouvir profundamente envolve reconhecer a opinião da outra pessoa e procurar entendê-la, em vez de apenas responder com a sua. Praticar a ouvir no lugar apenas de escutar, pode lhe trazer muito benefícios em relacionamentos. Já foi comprovado que os maiores lideres do mundo, aprenderam a ouvir do que simplesmente escutar.

SETIMO PASSO – SEJA ASSERTIVO

Quando falamos em ser assertivo, não estamos falando em ser agressivo ou dominador. Ser dominador ou agressivo é o total oposto do que queremos mostrar aqui. Vai à contra mão da inteligência emocional. A comunicação assertiva é, na verdade, o estilo de comunicação mais saudável e eficaz. Isso não significa ficar na cara das pessoas – esse é um estilo de comunicação agressivo. Comunicação assertiva significa expressar sua opinião ou emoções de forma forte e confiante, respeitando também as opiniões dos outros. A inteligência emocional vai lhe trazer uma autoaceitação e autoconhecimento muito grande, mas não significa que tem que aceitar tudo e de todos. O que se propõe é que tenha suas próprias opiniões e conceitos sem se tornar uma pessoa arrogante ou agressiva. A inteligência emocional lhe permite melhor conduzir a sua opinião e a receber melhor a opinião do outro, sem que qualquer uma das partes se sinta ultrajado. Ser assertivo significa que pode ter sua própria opinião.

Afirmar-se faz parte de aprender a melhorar a inteligência emocional, pois requer comunicar diretamente sua perspectiva, desejos e necessidades, respeitando os outros. Se formos muito variáveis, temos a tendência a sermos mais relaxados com relação à opinião dos outros e não nos importar com a nossa própria opinião. À medida que você se sintoniza com seu próprio terreno emocional, é capaz de se afirmar de uma maneira que fortalece e aprofunda seus relacionamentos. Ser assertivo é saber que você é capaz de ter uma opinião, sem se impor ou usar a força para ser aceito.

OITAVO PASSO – EMOCIONADO E AÇÃO

Não existe qualquer tipo de estratégia, meta, objetivo ou desejo se não houver a ação. Quando escrevi como Encontrar um propósito na minha vida, falei sobre o 80/20. (clique no link para ver mais). Naquele texto eu afirmei que toda e qualquer decisão só é validada quando se toma uma real ação e ainda tomei como ponto de partida o nosso propósito. A inteligência emocional não e muito diferente disso precisamos ter uma ação para ter resultado em nossa inteligência emocional. Uma decisão real é medida pelo fato de que você tomou uma ação. Isso é fato e pronto. Para realmente dominar como melhorar a inteligência emocional, você precisa sair e praticar. Se estiver apenas no controle de suas emoções em um ambiente previsível, terá apenas resultados previsíveis. Defina uma nova meta ou marco e acompanhe seu progresso. Saia da sua zona de conforto. Seja qual for a sua zona de conforto. Até mesmo aquela que eu tenho emoções que não me agrado e continuo a ter essas emoções e não faço nada para mudar – isso também é uma zona de conforto. Tenha conversas mais significativas com as pessoas em sua vida. Esteja mais presente. Seja mais presente.

Considere encontrar um mentor, ingressar em um grupo ou usar um coach para ajudar a desenvolver sua inteligência emocional. Sem sombra de duvidas existe processos que não queremos ter que tomar uma atitude ou ação. Lembrando que essa pessoa não vai fazer o processo por você, vai te indicar o caminho para você fazer a ação. Coloque-se propositadamente em situações em que a inteligência emocional é necessária. Você estará se tornando cada vez mais apto a usar a inteligência emocional quando pratica. Quando você coloca seu domínio emocional para trabalhar, permanecendo receptivo aos outros, você será recompensado em seus relacionamentos pessoais e profissionais

PRONTO PARA AUMENTAR SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

Torne-se um mestre da inteligência emocional descobrindo sua força motriz. Determinando que você possas ter o controle sobre seus sentimentos e emoções.

LEONARDO BOTELHO ESTRELA

É Palestrante, Autor, Coach e Consultor de Resultados. Autor de Do Sonho a Realidade, O sucesso se escreve com A, entre outros. Leonardo já capacitou várias pessoas por meio de seus programas de treinamento e palestras. Ele criou o programa de desenvolvimento pessoal e profissional MHP – Mudança de História Pessoal. Com formação pelos institutos: NASBA – National Association of State Boards of Accountamcy (Registry ID Nº 140.940), HRCI – HR Certification Institute (Provider ID Nº 604.152), PMI – Project Management Institute Inc. (ID Nº 4.101), SHRM – Society for Human Resource Management (Registry ID Nº RP4.455), SINLP – Southern Institute of Neuro-Linguistic Programming e SNLP – Society of Neuro-Linguistic Programming – Richard Bandler (Registry ID Nº SP0111 E 99POT004MP).

www.leonardobotelhoestrela.com.br || lbestrela@gmail.com

Deixe um comentário

Nome *     *
E-mail *     *
Telefone (ddd)   *
Comentário *     *